domingo, 13 de dezembro de 2009

Lucia Dagen ...


"A Suécia celebra no dia 13 de dezembro, o Dia de Santa Lucia, uma tradição italiana que, praticamente, desapareceu no país de origem, mas está cada vez mais forte no país do gelo. Além de ser o dia mais escuro do ano, na Suécia, a tradição de Santa Lucia vem iluminar a vida dos suecos e abrir as portas para as celebrações do Natal.
É lindo de se ver. Quando estive lá, tive a oportunidade de ver as meninas vestidas de branco com uma fita vermelha na cintura e essa coroa de folhas de lingonberry e velas na cabeça. Depois que algumas cabeleiras pegaram fogo, as coroas têm pequenas lâmpadas e baterias.
Os “meninos-estrela” carregam uma vela, vestem uma túnica branca, com um chapéu pontudo cheio de estrelas.
Na tradição sueca, as meninas acordam cedo, vestem seu traje de Santa Lucia e levam o café da manhã – esses pãezinhos, com açafrão, os lusse-katt, e biscoitos de gengibre – para seus pais, ainda na cama.
As meninas, vestidas de Santa Lucia, também levam os biscoitos e pãezinhos para as professoras nas escolas, onde também cantam músicas e apresentam-se para seus pais. Alguns grupos vão a hospitais, levar o café da manhã para os pacientes."

texto retirado do site Síndrome de Estocolmo

Sem comentários:

Enviar um comentário